Quando o lojista percebe há necessidade de renovar o seu estoque e impulsionar suas vendas ele pode aplicar descontos nos produtos para atender às necessidades do seu negócio, traçando estratégias para tentar reverter essa situação. Neste sentido, o objetivo do lojista será de criar campanhas promocionais que ajudam a impulsionar vendas, divulgar produtos e conquistas os clientes.
É importante ressaltar que a campanha deve ter o planejamento bem definido com regras que não comprometam a rentabilidade da empresa, com um período de vigência definido e comunicação direcionada ao público-alvo da ação.
Com a ajuda do Bzion Varejo, você pode criar tipos de promoção para serem aplicadas durante uma campanha, configurando a fórmula de cálculo da promoção, quantidade mínima de produtos, forma de pagamento, etc. Para escolher a oferta mais adequada, você deve focar no objetivo da sua campanha e aplicar os descontos nos produtos: por seção, por fornecedor, por produtos específicos e até pelo tipo de venda.
Para criar uma nova campanha e aplicar descontos aos seus clientes, acesse o menu Campanhas → Todas. Na tela de Campanha, clique no botão Nova campanha.
O primeiro passo para criar uma nova campanha é clicar no botão Nova campanha e preencher os campos conforme o objetivo da sua ação promocional.
Escolha o nome da campanha que comunique de forma clara e honesta ao seu cliente o benefício daquela ação promocional. Clientes adoram promoções e se ele conseguir acumular vantagens comprando seus produtos é bem provável que ele fique satisfeito e recomende a sua loja para outros clientes.
Toda promoção para impulsionar vendas precisa ter um prazo e ele deve ser respeitado. Para isso, defina a data de início e a data de fim da campanha. Vale ressaltar que, dependendo da sua estratégia comercial, a campanha pode não ter uma data fim definida. Nesses casos basta selecionar a opção Data fim ilimitada? como SIM.
Com o nome e o período da campanha definidos, o próximo passo é definir se haverá Quantidade mínima e se essa quantidade será limitada a um mesmo produto. Digite no campo Quantidade mínima o número de itens que o cliente precisa comprar para ganhar o desconto. Caso queira aplicar o desconto apenas se o cliente comprar a quantidade mínima de um mesmo produto (mesma seção, artigo, referência e tamanho), marque a opção Quantidade por produto? como SIM.
A Bzion Varejo disponibiliza alguns tipos de promoção para serem aplicadas durante uma campanha. Para escolher a oferta mais adequada você deve selecionar uma das fórmulas de cálculo disponíveis:
Desconto sobre o preço de venda: para esse tipo de campanha o percentual de desconto é aplicado sobre os produtos afetados nos parâmetros da campanha. O desconto é aplicado diretamente no preço de venda.
🔔 Exemplo: um sapato com o preço de venda de R$50 pertence a uma campanha com 15% de desconto para as compras acima de duas unidades. Ao comprar os dois sapatos, o valor da compra será: R$50 * 15% = R$7,50, logo o preço dos dois sapatos será de (R$50 - R$7,50) * 2 = R$85.
Forçar markup de preço de venda: recomendado para promoções que envolvam a venda de grande quantidade de peças (atacarejo), o sistema reduz o percentual de markup aplicando o desconto direto sobre esse valor.
🔔 Exemplo: vamos considerar que o lojista trabalha com o markup de 100% sobre o preço de custo para blusas femininas, logo, uma blusa comprada a R$50 será vendida por R$100. Essa campanha vai forçar o markup para 50% se o cliente comprar 10 ou mais blusas da seção feminina. Assim, a campanha reduziria o preço de venda de R$100 para R$75. Assim, em uma compra de 10 unidades, o preço total será reduzido de R$1.000 para R$750.
Agora, para a configuração da campanha, é necessário selecionar em quais produtos os descontos serão aplicados. São várias as possibilidades de aplicação, podendo o lojista selecionar: por seção, por fornecedores, por referências e/ou por códigos dos produtos. Ao iniciar a digitação no campo o sistema buscará os itens correspondentes, podemos o usuário selecionar uma ou mais opções. Conforme as seleções forem sendo feitas, um indicador mostrará a quantidade de itens afetados pelo filtro da campanha.
Para finalizar, é possível associar os descontos ao tipo de venda que será calculado durante a entrada da forma de pagamentos na venda. Se o campo estiver em branco, não haverá nenhuma restrição quando ao desconto por tipo de venda.
⚠️ Confira todas as informações na tela, a quantidade de produtos afetados, os tipos de vendas e clique em salvar.
O vídeo abaixo exemplifica os passos para a criação de uma campanha demonstrada nesse manual.
Os descontos sobre os produtos selecionados na campanha serão calculados automaticamente durante o processo de venda.
Quando o mesmo produto participar de mais de uma campanha o desconto não será cumulativo. O Bzion Varejo, vai atribuir o desconto da campanha vigente mais antiga cadastrada no sistema.
⚠️ campanhas com condição especial vinculada ao tipo de pagamento somente terão seus descontos aplicados após a seleção da forma de pagamento.
Você pode acompanhar o resultado da sua campanha através da aba de Indicadores.
Para criar acessar os indicadores da sua campanha, acesse o menu Campanhas → Todas. Na tela de Campanha, selecione a campanha que você deseja acompanhar os resultados.
O sistema te direcionará para a tela de Visualização de Campanha. Por padrão, o sistema mostrará a tela com as informações da campanha, conforme já explicado nesse manual, para acessar os indicadores, clique na aba Indicadores.
Você terá acesso ao total de vendas realizadas, o total de peças, o faturamento bruto da campanha e o valor do desconto aplicado. Além disse, clicando no botão Detalhes, é possível acessar detalhes de todas as vendas da campanha.