A NFC-e é um documento fiscal eletrônico emitido para o consumidor final. Esta modalidade de nota fiscal está alinhada às propostas do SPED fiscal.
A NFC-e elimina a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal. A ideia é fornecer uma possibilidade eletrônica para evitar o acúmulo e desperdício de papéis e ainda ter um controle mais ágil e prático de cada venda realizada. Trata-se, portanto, de um documento que pode ter o DANFE impresso por uma impressora comum, sem necessidade de permissões ou a compra de acessórios caros.
Se você quer começar a emitir NFC-e, entenda quais são os seus requisitos que precisam estar configurados no sistema:
Cadastrar a Inscrição Estadual (IE);
Cadastrar as Regras de Tributação específicas da sua empresa;
Instalar o Certificado Digital de Pessoa Jurídica (formato A1).
Para emitir notas no sistema é obrigatório informar a Inscrição Estadual da sua loja. Confira no cadastro se a Inscrição Estadual está devidamente preenchida.
Sugerimos que nesta etapa também seja feita a verificação dos outros dados obrigatórios da loja (marcados com *), tais como: endereço, inscrição municipal, nome e contato, pois estes dados aparecem na emissão da NFCe.
Acesse Lojas → Todas e clique no botão Detalhes. Nos Dados gerais da da loja, localize o campo Inscrição Estadual, complete o cadastro e clique em salvar.
Atenção: as definições usadas neste manual são apenas exemplos. Verifique com seu contador as opções que se aplicam para o seu negócio e são adequadas para a sua loja.
Nessa seção você verá como cadastrar as regras de tributação específicas para o modelo de nota fiscal adotado pela sua loja. Cadastre as informações de forma correta para que o sistema realize o cálculo automático de impostos nas NFC-es.
Acesse Lojas → Todas e clique no botão Informações fiscais. Na aba Configurações informe as regras tributárias de sua loja.
Comece selecionando o Regime tributário cumprido pela sua loja.
Dentro das Configurações do produto, informe os campos:
CFOP
Situação tributária
Origem
Clique em Salvar para confirmar as alterações.
💡 Os campos CFOP, Situação Tributária e Origem, preenchidos nessa seção serão usados como padrão no cadastro de produtos para a sua loja. No entanto, você pode alterar esses campos conforme sua necessidade para correta classificação do produto no momento do cadastro.
Atenção: as definições usadas neste manual são apenas exemplos. Verifique com seu contador as opções que se aplicam para o seu negócio e são adequadas para a sua loja.
O certificado digital surgiu para trazer mais agilidade ao dia a dia das empresas. Com ele, tornou-se possível resolver online muitas tarefas que antes só podiam ser feitas presencialmente. Trata-se de um documento eletrônico que funciona como a identidade da sua empresa e é o único capaz de atender a todos os documentos fiscais eletrônicos, como emissão de nota fiscal, que antes exigiam uma apresentação presencial.
A Bzion trabalha com o certificado digital A1 que é um documento eletrônico armazenado no próprio computador pessoal do usuário, com validade de 1 ano. Trata-se de um arquivo que, geralmente, possui extensão .PFX ou .P12. Sua senha de acesso precisa ser digitada uma única vez durante a instalação. Depois disso, não é mais necessário informá-la para realizar as emissões de NFC-e.
Veja abaixo os passos para instalação do certificado Digital da sua empresa.
Acesse o Lojas → Todas. Escolha a sua loja e clique em Informações Fiscais. Depois que abrir as informações sobre a loja procure e clique na aba Certificado para fazer o upload do arquivo do Certificado Digital.
Faça o upload o arquivo do certificado, clicando no botão Selecione. Procure a pasta do Windows que você salvou seu certificado, selecione-o e clique em Abrir.
Aguarde o upload do arquivo. Assim que carregar, digite a Senha. Em seguida, clique em + enviar
Aparecerá na tela a mensagem: Parabéns, seu certificado está configurado corretamente.
Clique em salvar.
Atenção: o certificado digital A1 que você usa para assinar digitalmente sua nota fiscal eletrônica tem um prazo de validade de 1 ano, esteja atento a este prazo verificando a data de validade após a instalação do certificado.
Antes de emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), é necessário que você configure algumas informações no sistema.
Uma dessas configurações é a seleção do Ambiente para emissão da nota, sendo:
Homologação - para emitir notas como teste, sem valor fiscal
Produção - para emitir notas com valor fiscal
Para garantir a autoria e a autenticidade da nota é necessário a geração e configuração do Token do Código de Segurança do Contribuinte (CSC). O Token é um código alfanumérico que seu contador deve solicitar à Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do seu estado. Ele é usado para garantir a autenticidade da NFC-e durante o processo de transmissão e emissão do Cupom Fiscal eletrônico.
Para obter o Token do CSC, você precisa pedir para que seu contador entre no site da SEFAZ do seu estado para fazer a solicitação do Token do CSC de Produção. Também é possível obtê-lo por meio do atendimento online, disponível no sítio da Sefaz de cada Estado.
Com as informações do Token, em mãos você deve informá-lo nos campos Token do CSC e ID do Token do CSC, dentro da aba Segurança.
A primeira nota fiscal inserida no Bzion terá, por padrão, o número 1.
Caso já tenha iniciado essa sequência em outro emissor, o primeiro número sequencial deve ser informado, dentro da aba Segurança, antes da emissão nota da primeira nota. Assim, as notas seguintes seguirão essa sequência.
Acesse a aba Segurança dentro das Informações fiscais e preencha as informações da Série e do Primeiro Número.
O vídeo abaixo demonstra como fazer as configurações iniciais para emissão de uma nota fiscal.
Atenção: as definições usadas neste manual são apenas exemplos. Verifique com seu contador as opções que se aplicam para o seu negócio e são adequadas para a sua loja.