Durante a emissão de NFC-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistema, uma quebra da sequência da numeração. A legislação é bastante clara: essa sequência precisa ser respeitada e não pode haver nenhuma lacuna na numeração.
A inutilização tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à Sefaz, até o décimo dia do mês subsequente, o número ou uma faixa de números de NFC-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha nenhum vínculo fiscal.
Acesse Fiscal → Ferramentas → Inutilização. Depois que a tela abrir selecione a loja para informar a quebra de sequência da numeração.
Agora será preciso oferecer informações como o Ano vigente, Série da nota fiscal, o intervalo de Início e Fim, que representam o número da primeira e da última nota fiscal a ser inutilizada, além da justificativa com o motivo para a sua inutilização.
Após preencher e conferir todas as informações, clique no botão Inutilizar.
Atenção: as definições usadas neste manual são apenas exemplos. Verifique com seu contador as opções que se aplicam para o seu negócio e são adequadas para a sua loja.