Todos estamos sujeitos a errar e com a emissão da nota fiscal não é diferente. Vários podem ser os motivos que levam ao cancelamento de uma NFC-e. Entre os mais comuns, destacam-se possíveis erros de digitação, falha nos cálculos ou desistência do negócio.
Independentemente da causa que leva à necessidade do cancelamento, o principal é saber que é possível cancelar, desde que essa ação esteja dentro do prazo estabelecido pela Secretaria de Fazenda do seu estado.
⚠️ Atenção: o prazo para cancelamento de uma nota fiscal é de 30 minutos.
Se houver a necessidade de cancelar uma nota fiscal emitida e estiver dentro do prazo, você poderá fazer isso de uma maneira bem simples.
Acesse Fiscal → Vendas altere os filtros conforme sua preferência, caso seja necessário, e clique no botão Filtrar para mostrar as NFC-es emitidas conforme o filtro selecionado.
Na coluna Ações clique no botão NFC-e e escolha a opção Cancelar.
Para efetuar o cancelamento, deve-se escrever o Motivo do Cancelamento que será enviada à Receita.
⚠️ Atenção: o prazo para cancelamento de uma nota fiscal é de 30 minutos.
Atenção: as definições usadas neste manual são apenas exemplos. Verifique com seu contador as opções que se aplicam para o seu negócio e são adequadas para a sua loja.
Durante a emissão de NFC-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistema, uma quebra da sequência da numeração. A legislação é bastante clara: essa sequência precisa ser respeitada e não pode haver nenhuma lacuna na numeração.
A inutilização tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à Sefaz, até o décimo dia do mês subsequente, o número ou uma faixa de números de NFC-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha nenhum vínculo fiscal.
Acesse Lojas → Todas e clique no botão Informações Fiscais. Depois que abrir as informações sobre a loja procure e clique na aba Inutilização para informar a quebra de sequência da numeração.
Agora será preciso oferecer informações como o Ano vigente, Série da nota fiscal, o intervalo de Início e Fim, que representam o número da primeira e da última nota fiscal a ser inutilizada, além da justificativa com o motivo para a sua inutilização.
Após preencher e conferir todas as informações, clique no botão Inutilizar.
Atenção: as definições usadas neste manual são apenas exemplos. Verifique com seu contador as opções que se aplicam para o seu negócio e são adequadas para a sua loja.